Volume de pragas virtuais cresce 300% em um ano, diz McAfee

As redes sociais são cada vez mais usadas pelos criminosos, os quais têm o objetivo de conseguir dinheiro com a venda de dados roubados.

O volume de malwares está crescendo continuamente, segundo um levantamento do laboratório de pesquisas da McAfee. Entre 2006 e 2007, o volume de ataques virtuais cresceu 245%. Já entre 2007 e 2008, o crescimento foi de 300%.

"O cibercrime mudou completamente de cenário. Hoje, todos os malwares são voltados 100% para conseguir dinheiro, ou seja, desenvolvidos para obter informações que serão vendidas no chamado 'mercado negro virtual'", disse Dave Marcus, diretor de segurança do laboratório da McAfee.

Marcus aponta que há um sistema altamente organizado, quase uma indústria do malware. Um grupo descobre as vulnerabilidades, outro escreve o código para explorá-las, outro distribui o código e outro recolhe o resultado e os vendem ao mercado aberto.

Ele explica que a maioria dos malwares são cavalos-de-tróia que roubam logins e senhas, geralmente de contas bancárias.

Cada vez mais as redes sociais têm sido usadas para disseminar os malwares, afirma Marcus. A Web 2.0 é a melhor amiga dos desenvolvedores de malwares. Sites como Facebook, MySpace e Orkut são "usados e abusados".

0 Response to "Volume de pragas virtuais cresce 300% em um ano, diz McAfee"

Postar um comentário